sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Quem é você Alasca?

"Se as pessoas fossem chuva eu era garoa e ela um furacão."

Quem é você Alasca foi escrito por John Green autor de A culpa é das estrelas, O teorema Katherine entre outros, o protagonista da historia é Miles Halter  um menino colecionador de ultimas palavras de grandes personalidades e que adora memorizar biografias, no inicio do livro Miles que é bem anti-social percebe que não estava vivendo, estava apenas existindo e ele começa a procurar o seu grande talvez, isso porque sua citação preferida é a do poeta francês François Rabelais: “Vou em busca de um Grande Talvez.”
    Ele muda de escola e vai para Culver Creek o colégio interno em que seu pai estudou, logo apos sua chegada ele conhece seu colega de quarto, Chip que todos chamam de Coronel.
    Chip apresenta Miles, que ironicamente é apelidado de Gordo, a Alasca uma menina  espontânea, bonita mas um pouco metida e cheia de si, Miles conhece outras pessoas como Takumi e Lara, com quem namora por um tempo. Eles se tornam bons amigos e vivem todo o tipo de clichê adolescente, bebendo, fumando, fazendo trotes escolares etc. 
    Confesso que no começo estava achando o livro um pouco chato mas depois fui percebendo do que a historia realmente se tratava, Jonh nunca me desaponta. Alasca parecia ser o tipo de pessoa que eu não gostaria de ter por perto mas depois de um tempo percebi que ela tinha questões internas bem mais profundas do que ela deixava transparecer, ela é a menina que ainda muito pequena viu sua mãe morrer e não pode fazer nada para ajuda-la e que se culpava por isso.
    A historia é muito mais que um drama adolescente como eu achei que seria, aborda o assunto vida e morte, e sobre quem fica e o que essa pessoa sente... a perda, o luto e como seguir em frente sem saber o que a pessoa que se foi sentiu ou se ela queria ter ultimas palavras e se as teve ninguém as ouviu. Quando uma pessoa morre ela deixa muito mais que saudade, ela deixa planos, questões, assuntos por fazer. E os que ficam se perguntam o porque e como vão sair desse labirinto. 

Por:Mila

Um comentário: