quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Drácula

Autor: Bram Stoker

Ótimo livro para começarmos, não acham? Como vocês devem saber, esse livro deu origem aos famosos vampiros que conhecemos hoje em dia, como:  Damon Salvatore (Diário do Vampiro) e Edward Cullen (Crepúsculo). Mas enfim, vamos parar de enrola e focar no Drácula de Bram Stoker.

A historia é composta e contada por cartas, partes de diários das personagens e recontes de jornais. Tem uma narrativa descritiva e o autor valoriza cada detalhe, fazendo com que todas as partes tenham a mesma importância no enredo. As personagens - que antes estavam longe uma das outras - começam a se interligarem através dos fatos que ocorrem com o passar das páginas. Tem uma linguagem formal, pois a historia é contada no século XIX. Não é aquele formal chato que sempre vimos em alguns paradidáticos da escola, mas tem uma forma cortês, fazendo com que nós, leitores, víssemos o respeito mutuo entre eles e a graça da amizade no decorrer do trama - o que me causou uma certa melancolia por não encontrar facilmente essa forma de educação nos dias atuais.

Drácula - morava na Transilvânia – vai morar na Inglaterra em busca de seus objetivos. Ao chegar de forma estranha na região inglesa, causa muito terror, de forma com que não possa ser visto, aos moradores. Ao encontrar uma mulher chamada Lucy, faz dela sua primeira vítima. Diferente dos filmes, na narrativa o Drácula é corrompido com o desejo de conseguir se integrar a sociedade por sede de sangue. Nesse ponto podemos perceber uma dor tremenda que nosso protagonista passou junto com a solidão em seu imenso castelo durante anos. Ele muitas vezes é chamado de demônio durante o livro, pois é um ser Morto Vivo por causa da crueldade que foi sua vida e da escuridão que lhe causou cegueira e o trouxe para as trevas. Com o passar das páginas, esse Não Morto faz da Donzela Mina sua vítima principal e mais querida,  fazendo com que um grupo de amigos queiram sua morte. Não estou sendo dramática em relação ao que escrevo aqui, mas estou lhes mostrando que tem mais nesse livro do que muitos imaginam e que pode nos dá bom frutos se ficarmos alertas na leitura.

O gênero do Drácula é terror de fato, mas não me causou medo algum. Talvez pelo fato de que nossa geração já esteja acostumada com histórias de vampiros, mas imagino que na época que foi lançado deve ter causado muitas noites de insônia a muitas pessoas que o leram.

Sinceramente, não posso negar, que para mim esse livro tem mais a ver com suspense do que terror. Certos trechos nos transmite mais tristeza e que nos faz refletir sobre nosso estado de espírito "Estou a deriva num mar de estranhezas. Tenho dúvidas, tenho medos, tenho pensamentos esquisitos que não ouso confessar à minha própria alma". É injusto tratar esse livro apenas com o gênero de terror para que nos deem pesadelos na hora de dormir. Se vocês lerem com bastante atenção e concentração, conseguem ver claramente que nas entrelinhas há muito mais a se contar sobre todos nós. Não é atoa que esse livro se tornou um clássico da literatura Universal.

Por isso dou 4 cupcakes para esse livro magnífico e aconselho, como amiga, para que vocês leiam também e tirarem suas próprias conclusões. Espero que tenham gostado dessa resenha, que será a primeira de muitas.

Por: Sonihely Castro








Deixe seu comentário, é muito importante para mim continuar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário