sábado, 10 de outubro de 2015

Métrica - Colleen Hoover

"Toda mulher deve ser capaz de responder três perguntas antes de se comprometer com um homem. Se disser "não" a qualquer uma das três, saia correndo. […] Ele a trata com respeito o tempo inteiro? Essa é a primeira pergunta. A segunda é: se, daqui a vinte anos, ele fosse exatamente a mesma pessoa que é hoje, você ainda assim se casaria com ele? E, finalmente, ele faz com que você queira ser uma pessoa melhor? Se conseguir responder "sim" às três em relação a uma pessoa, então encontrou um homem decente."

O livro começa com Layken, 18 anos, contando sobre sua mudança do Texas para Michigan com sua mãe e seu irmão, Kel, logo após a morte de seu pai.
Seu irmão aceitou a mudança com mais facilidade, já lake, não estava nada feliz e o fato de ir para uma escola nova no seu ultimo ano não só piorava as coisas.

"- Eu gosto do seu nome - digo, mas me arrependo no mesmo instante em que as palavras saem da minha boca. Ficou parecendo uma tentativa ridícula de paquera. Ele ri. Gosto da risada dele. Odeio gostar da risada dele."

Antes mesmo de entrar na sua nova casa ela conhece um de seus vizinhos, um não, seu vizinho MARAVILHOSO Will, Aaaah Will, que por coincidência. tem um irmão com a mesma idade de Kel, que começa a brincar com o  novo vizinho assim que sai do caminhão de mudança, recém estacionado. O que faz Will se aproximar e se apresentar para Layken.

“Fico imóvel tentando assimilar os últimos quinze segundos da minha vida. De onde foi que surgiu aquilo? Por que é que eu fiquei lá parada, deixando que ele fizesse aquilo? Apesar das minhas objeções, percebo, de modo ridículo, que tinha acabado de vivenciar o beijo mais apaixonado que já recebi de um garoto – e foi na porcaria da testa!”

Will é apaixonante, mas Lake não fica atrás, é difícil dizer por qual dos dois fiquei mais apaixonada, mas continuando...
Logo na primeira semana Will convida Lake para sair, mas antes disso eles já tinha se encontrado em alguns momentos, obviamente, já que moram de frente para o outro, no caminho para o supermercado (amo essa parte), no tombo dela na neve, enfim... Alguns encontros rápidos.

"Não acredito que estou me tornando uma dessas garotas que se derrete por um garoto. Odeio tanto isso. Começo a analisar suas feições com mais atenção, tentando encontrar algum defeito. Não encontro. Até agora, tudo nele é perfeito."

Quando uma garota é convidada para sair, tendo em vista que é uma garota que um livro de romance, qual o primeiro lugar que vem em sua cabeça? Ir jantar, ir ao cinema... Pois bem, não é onde Will pretende levar lake, pois logo que ela entra  no carro ele oferece um sanduíche que preparou, logo a curiosidade vem, onde eles estão indo?
Will leva a menina para uma competição de slam, que acontece em uma boate em noites de quinta- feira, podemos que é uma competição de poesia. Nesse momento me apaixonei por ele.

“Está vendo só? As pessoas não são capazes de chorar para sempre. No fim das contas, todo mundo pega no sono.”

E se já não  bastasse a linda e  tocante poesia que uma menina apresentou, só para esclarecer que as poesias são de autoria própria, o que deixa as coisas bem emocionante, pois parece que você está vivendo os problemas ou alegria das pessoas que se apresentam. Layken consegue convencer Will a se apresentar e nesse momento que você se lembra que esse é um livro da Colleen e mais uma vez falando ela não escreve "romance água com açúcar". Só que ate ai, tudo "bem", então a vida dá uma rasteira neles.

"De acordo com o dicionário… e de acordo comigo… existem mais de trinta significados diferentes e de sinônimos para a palavra malvado. Mau, idiota, cruel, imbecil, indelicado, grosso, perverso, detestável, odioso, desalmado, virulento, implacável, tirânico, malevolente, atroz, desgraçado, bárbaro, amargo, brutal,insensível, maligno, estúpido, imoral, ruim, feroz, difícil, implacável, rancoroso, pernicioso,desumano, monstruoso, impiedoso, inexorável. E meu preferido — babaca."

É difícil escrever sobre livros da Colleen, pois eles sempre tem um "Q" na historia que você não pode revelar, mas é algo que descreve todo o livro, o que determina o que vai acontecer, o que emociona, sem esses "acontecimentos chave" é quase impossível explicar. Quem já leu seus livros entende. E apesar disso, apesar de estar tentando ,e segurar para não fazer umas 10 resenhas consecutivas da autora, estou doida para postar sobre a continuação de Métrica (Pausa e essa garota), Um caso perdido, sem esperança e em busca de Cinderela, sem contar que minhas ultimas resenhas foram Ugly Love e Maybe Someday.


"Um garoto por quem estou seriamente, profundamente, loucamente, incrivelmente 
e inegavelmente apaixonada. "

 Você fica torcendo pelos dois desde o inicio, mas também entende o que esta acontecendo, ainda mais quando envolve alguns assuntos com a mãe de Lake, que só depois ficam ao nossos olhos, por assim dizer, já que o livro é narrado pelo ponto de vista dá jovem Lake.
Algumas questões ficam mais claras nos próximos livros, que aqui você entende "por alto", não se aprofunda.

O final desse livro é muito bom, é lindo, se esse fosse único  já ia valer a pena e não exigiria uma continuação, claro que foi maravilhoso ela ter continuado, pois Pausa  é o meu favorito, ou não. É difícil escolher, um entre esses três ótimos, enfim, ela terminou de maneira que não era obrigado ter uma continuação.

"Sabe de uma coisa? Dá pra conhecer bastante uma pessoa pelo tipo de música que ela escuta."

E as poesias? Gente, eu fiquei apaixonada, não sei quantas vezes já repeti essa palavra nesse post, mas não tem palavra melhor para definir o sentimento pelos livros da  C. Hoover.
Outra coisa muito legal são os trechos de algumas músicas do the Avett Brothers no inicio de cada capitulo, e vocês vão entender o motivo de ser essa banda.

"E daí? E daí que a dor sobre a qual você escreveu ano passado não é o que você está sentindo hoje? Pode ser exatamente o que a pessoa na primeira fila está sentindo. O que você está sentindo agora, e a pessoas a quem suas palavras talvez afetem daqui a cinco anos – é por isso que se escreve poesia."

Ainda tem sua melhor amiga Eddie, que é ótima, uma personagem divertida apesar de toda sua historia, todas as dificuldades.
E por ultimo, mas não menos importante, vocês que nunca leram algo da Colleen e estão pensando em começar, essa é uma boa aposta para uma primeira experiência, não sei explicar exatamente o motivo, talvez por ter sido seu primeiro livro. 
Não é meu preferido da autora, pois já deixei claro que Maybe Someday é um livro que vou levar para a vida, mas com exceção desse, dentre os demais citados nessa resenha, não consigo fazer uma escala de preferência. AMEI todos, todos são MARAVILHOSOS, cada um passa uma MENSAGEM diferente, cada um me TOCOU de alguma maneira, cada um me SURPREENDEU de uma maneira.

"Ampliem seus limites. É para isso que eles existem."

Acredito que falar "vocês devem ler" não é necessário, minha opinião já ficou bem clara.Quem já leu comente abaixo o que achou, quem quer ler também. Qualquer duvida ou troca de  emoções, que sempre tem.


Eu conheci uma garota
Uma garota linda
E me apaixonei por ela.
Me apaixonei pra valer.


Por: 








Um comentário:

  1. Concordo com você, Colleen deixa qualquer um de boca aberta rsrs Essa mulher acaba com nosso coração. Esse é seu melhor livro

    ResponderExcluir