domingo, 19 de outubro de 2014

Se eu ficar

"As vezes você faz escolhas na vida e as vezes as escolhas fazem você."

Se eu ficar foi escrito por Gayle Forman e conta a história de Mia uma violoncelista que sofreu um acidente de carro e entrou em coma e que precisa fazer uma grande escolha, ela precisa escolher se quer ou não ficar. A história é contada em flashs de sua vida antes do acidente.
Mia é o oposto de seus pais, ela é uma menina super tímida e seus pais são super descolados, seu pai quando mais jovem tocava em uma banda mas depois que Teddy nasceu, irmão mais novo de Mia, ele decidiu largar a banda e se tornar um adulto "responsável" e virou professor de história, sua mãe uma menina rebelde que casou usando botas com espinhos se tornou uma "mãe urso".
Mia se sente deslocada na própria casa,  sempre dizendo que foi trocada na maternidade. Ela namora Adam integrante de uma banda de rock, o relacionamento deles é super fofo e apesar de ser um grande músico ele nunca escreveu uma música para ela, que em certa ocasião comenta sobre isso:

 "Eu ficava brava porque ele nunca escreveu uma música pra mim. Adam mesmo sendo músico alegava que não era muito bom com músicas bobinhas que falam de amor:
- Se quer que eu escreva uma música para você, vai ter que me trair ou alguma coisa desse tipo – dizia ele, já sabendo muito bem que isso não aconteceria." 

Depois que descobriu que Mia sofreu um acidente ele foi logo vê-la, arrumou uma confusão enorme para poder conseguir entrar no quarto em que ela estava, já que apenas familiares poderiam visita-la, e se declarou para ela implorando para que ele ficasse.


"E agora, fico me perguntando se conseguiria sentir o toque dele. Adam solta a minha mão – a minha mão do corpo desacordado – e dá um passo à frente para me olhar. Ele está tão pertinho de mim que quase consigo sentir seu cheiro (…) Adam começa a murmurar alguma coisa. Com a voz bem baixa. Ele não para de repetir: por favor.Por favor. Por favor. Por favor. Por favor. Por favor. Por favor. Por favor. Por favor. Por favor. Por fim, ele para e olha bem para o meu rosto:
- Por favor, Mia – implora. – Não me faça escrever uma música.”

   O livro gira em torno da grande decisão que Mia precisa tomar, ela tem que levar em consideração as pessoas que ela perdeu e as que ainda estão esperando por ela. E que tipo de vida ela levará se decidir ficar.

Por: Camila



Um comentário: